Em cada fase da vida da criança, conforme a sua idade, vai conseguindo ganhar mais capacidade de ser autônoma e independente.
Caso você note que seus filhos (as) demonstram um tipo de resistência ou dificuldades para se adequar ás novas possibilidades que vem pela frente no dia a dia, como por exemplo: arrumar sua cama, organizar suas coisas, tomar banho na hora certa, escovar os dentes, fazer a lição de casa,
etc, busque junto deles uma forma de pensarem numa rotina, podendo ser uma tabela com
horários e atividades que devem ser cumpridas.
Uma forma de dar mais emoção á tabela de rotinas é, através de pequenos adesivos, com cada atividade cumprida certinho, no final do dia, a criança ganhará um desse "adesivinho" simbolizando um ponto positivo por cumprir o que foi combinado. Mas, caso não se cumpra, ganha um ponto negativo e assim por diante. Se ocorrerem mais pontos negativos é necessário que você se sente
com seus filhos (as) e ressalte á eles os pontos positivos, do quanto é bom e importante cumprirem com seus compromissos tendo suas vantagens.
Com o tempo, você notará que seu filho (a) estará caminhando para o desenvolvimento organizacional que já internalizou com as atividades do dia a dia. Boa sorte, paciência e muito amor!
sexta-feira, 29 de abril de 2016
segunda-feira, 25 de abril de 2016
Todos nós sabemos o quanto os nossos dias são
corridos mas, segue aqui, algumas dicas referente ás funções domésticas para
melhor usufruir do seu e o tempo deles (as), os filhos e filhas.
Vamos lá:
DICA 1: Quando você estiver lavando
roupas, por exemplo, peça a companhia de seu filho ou filha e explique que é
para estarem juntos aprendendo coisas simples e para a vida, então, auxilie seu
filho ou filha á aprender o nome de cada peça, qual a sua cor e tamanho, assim,
poderá explicar também qual a maneira certa de colocar as roupas dentro da
lavadora.
DICA 2: Você também pode ensinar brincando ao seu filho ou filha, a diferenciação dos sons que existem na cozinha, onde você passa, muitas vezes, a maior parte do dia. Por exemplo, o barulho da água escorrendo, da torneira aberta ou gotejando, o apito do microondas ou da chaleira, o barulho que faz um utensílio como garfos, colheres, facas, até mesmo o ruído de quando são usados ou quando caem em alguma superfície, se são de plástico, vidro ou metal, etc.
DICA 3: Ainda dentro da cozinha, deixe que seu filho ou filha lhe ajude para que ele ou ela conheça os ingredientes para preparar o almoço, a janta ou outra refeição. Mostre as cores, as texturas e os mais variados sabores que os alimentos possuem antes e depois do preparo. Aproveite para salientar as transformações que ocorrem. Deixe seu filho ou filha se sentirem os ajudantes da Chef da cozinha.
DICA 4: O momento da arrumação e limpeza da casa também pode ser na companhia de seus filhos e filhas. Conforme você vai delegando as funções, vá mostrando a importância de se manter a casa onde vivemos ajeitada, limpa, em ordem para quando precisar de algo, ir direto ao lugar evitando estresses por não achar o que procura no seu lugar. Auxilie-os á ordenar seus brinquedos, roupas e outras coisinhas.
Com as tarefas divididas, além de ser mais rápida a arrumação e obrigações do lar, poderá aproveitar da companhia um dos outros e assim, colaborarem mais dentro de casa.
sexta-feira, 22 de abril de 2016
O realismo e boa auto-estima andam lado a lado. Realismo é o respeito pelos fatos. É fazer distinção entre o que é real e o que é fantasia. A auto-estima elevada é sempre orientada pela realidade. É a força do Ego se mostrando.
A intuição: Normalmente quando se toma decisões mais complexas, há um número elevado de variáveis que precisam ser processadas, muito maior do que a mente consciente pode dar conta. Diante disso podem ocorrer integrações mentais muito rápidas, como flashes, que se situam abaixo do limiar da percepção consciente. Chamamos isso de intuições.
A criatividade: As pessoas criativas ouvem seus sinais interiores, confiam neles e valorizam os próprios pensamentos e percepções. São pessoas que acolhem suas boas ideias. Pessoas de baixa auto-estima também têm boas ideias, mas não as valorizam. Eis a diferença. Normalmente dão suas ideias de 'mão beijada' a outros que irão colocá-la em prática e receber os louros da vitória.
A independência: A prática de assumir toda a responsabilidade pela própria existência, pela execução de seus objetivos e pela conquista da felicidade, chama-se independência. Ela é responsável pela elevação da auto-estima.
A flexibilidade: O reagir com rapidez às mudanças sem ficar preso ao passado é sinal de boa auto-estima, porque o novo não está paralisando o sujeito. Ele está disponível para enxergar mais além. Não é refém do passado. Quando a auto-estima está elevada o sujeito não considera a mudança como algo assustador. Ele trabalha com a realidade de forma saudável porque seu ego está fortalecido.
Reconhecer os erros: A verdade tem mais valor do que estar sempre com a razão. Com uma auto-estima saudável o sujeito não se envergonha em dizer que estava errado. Negação e defesa são características da insegurança, culpa, inadequação e da vergonha.
A assertividade: Vem do fato de estar centrado em si mesmo, seguro do que pode ou não, confiante em dizer sim ou não quando se quer. É uma característica da auto-estima elevada. Não confundir assertividade com grosseria, com falta de educação."
Como podemos trabalhar a auto-estima no consultório de Psicoterapia
O trabalho da Psicoterapia na auto-estima é feito no sentido de dissolver os medos irracionais do sujeito e remover os bloqueios que o impedem de ser quem realmente é. Dessa forma ele é levado a praticar mais ações que mantém a sua auto-estima, ao contrário do que vinha fazendo ao FUGIR delas.
O que as pessoas fazem ou pensam é uma forma de se sentirem bem consigo mesmas e se ajudar em aumentar sua auto-estima. Somente 'saber' o que deve ou não fazer em relação a ela, de nada adianta. As informações sobre a auto-estima são úteis, que é o que proponho aqui nessa página, mas se não forem colocadas em prática, vão ficar somente no papel, ou melhor.
O que vai determinar o nível de auto-estima é aquilo que o sujeito faz no contexto de seu conhecimento e de seus valores. Como toda ação é um reflexo do interior da mente , são cruciais os processos interiores. Já disse aqui que o meio-ambiente tem o grande poder de manter e incentivar a elevação da estima da pessoa. Ele é um fator também muito importante.
quarta-feira, 20 de abril de 2016
segunda-feira, 18 de abril de 2016
Como o elefante, estamos inconscientes de nossa própria força. Quando se trata de compreender o poder que temos de fazer a diferença em nossas vidas, podemos muito bem estar dormindo. Se você quiser fazer seus sonhos se tornarem realidade, acorde. Acorde com a sua própria força. Acorde com o papel que desempenham em seu próprio destino. Acorde com o poder que você tem em escolher o que você pensa, o que faz e diz.
ÓTIMA SEGUNDA PARA TODOS !
Precisamos aprender a nos conhecer para saber quem somos. Porque aquilo que chega á sua porta te procurando são surpreendentemente algumas incertezas, sem lado de dentro ou de fora, sem parte de cima ou debaixo, sem aqui nem ali, sem meu nem seu, sem bem nem mal.
PARA PENSAR !
PARA REAGIRMOS O MAIS ASSERTIVAMENTE POSSÍVEL:
https://plus.google.com/103045492017134496891/posts/p/pub
https://www.facebook.com/psicologagisellemyamamura
psicologagisellemyamamura@uol.com.br
https://www.instagram.com/psicologagisellemyamamura/
PSICÓLOGA GISELLE M. YAMAMURA TAMBÉM NO INSTAGRAM, VISITEM E SEJAM BEM VINDOS (AS) !
BOM DIA PESSOAL !!!
Efetuo atendimentos psicológicos com todas as idades e condições financeiras, na Zona Norte de São Paulo, próximo á saída do metrô Parada Inglesa (sentido bairro) ! Estou disposta á acolher as pessoas que precisam ser ouvidas com sigilo, carinho e atenção. Venham conhecer nosso espaço e sejam muito bem vindos ! Whatsapp: 11 - 95290-3920 e através dos blogs e email:
http://
https://plus.google.com/
https://www.facebook.com/
psicologagisellemyamamura@
INSTAGRAM: psicologagisellemyamamura
Assinar:
Postagens (Atom)